O Zimbra é uma plataforma corporativa de e-mail, calendário e colaboração de código aberto, baseada em navegação web e que trabalha no modelo “cliente e servidor”.
Criado pela empresa Zimbra que foi comprada pela Yahoo! em 2007 e posteriormente vendida para a VMWare em 2010. Após isso, foi vendido para a Telligent Systems em 2013 e posteriomente adquirido pela Synacor, atual proprietária. Esta ferramenta foi projetada para oferecer portabilidade entre nuvens públicas e privadas.
Atualmente, o Zimbra disponibiliza uma versão open source e uma versão comercial, onde esta última dá suporte aos clientes por meio da Zimbra Network, disponibilizando componentes de código fechado para conexão com o Microsoft Outlook para sincronismo de agenda.
O Zimbra é uma plataforma de e-mail diferenciada e flexível e desta forma, existem diversos motivos para utilizá-la como servidor de e-mail em sua empresa. Algumas razões são:
- Possibilidade de acessar as informações de qualquer local que tenha acesso a internet, aumentando ainda mais a organização e produtividade;
- Custo de 35% a 50% mais barato do que outros sistemas de e-mail;
- Liberdade para ampliar e personalizar o fluxo de trabalho conforme as necessidades individuais de cada usuário;
- Compatível com outros sistemas de e-mail como o Microsoft Outlook, Microsoft Exchange, Apple Mail, sendo possível compartilhar eventos de calendário com clientes e fornecedores, mesmo que eles não tenham o Zimbra.
- Com o Zimbra não é necessário enviar anexos por e-mail, já que existe a possibilidade de compartilha-lo entre outros usuários do aplicativo. O mesmo pode ser feito para pastas, calendários, tarefas e documentos.
O Zimbra também acaba com a necessidade de arquivos .PST. Os backups podem ser feitos com um simples clique.
Gerenciamento interno hierárquico de armazenamento onde gestores de TI podem configurar e gerenciar recursos de e-mail facilmente.
O Zimbra também pode ser instalado em um dispositivo virtual sem a administração de um sistema operacional.
Recursos disponíveis
- Além dos recursos como e-mail, contatos, agenda e tarefas, o Zimbra conta também com um serviço de compartilhamento de arquivos conhecido como Briefcase;
- Critérios personalizados para pesquisar e-mails, compromissos e até mesmo anexos;
- Possibilidade de criar pesquisas complexas e salvá-las para serem utilizadas futuramente;
- Interface para uso em dispositivos móveis;
- Zimlets, que são extensões de código aberto do Zimbra que permite desenvolvedores e administradores incorporarem aplicativos terceiros e personalizados facilmente no ambiente;
- Possibilidade de utilizar sistemas de armazenamento NFS, ISCSI ou Fibre Channel;
- Para a recuperação de dados com alta disponibilidade e sem preocupações, existe a possibilidade de virtualizar o Zimbra utilizando o VMWare vSphere com um custo mais baixo do que as soluções dos concorrentes;
- Filtro anti-spam e proteção contra vírus de alto nível;
- Fácil de ser configurado via POP/IMAP nos principais dispositivos mobile como Android, iOS e Windows Phone.
- Possibilidade de configurar rotinas para gerar um Backup automático da caixa de e-mail e prevenir possíveis perdas.